15 de março de 2009

O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO POR VOCÊ?



O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO POR VOCÊ?
Nunca se falou tanto em qualidade de vida, mas ao mesmo tempo em que buscamos esta qualidade, não paramos para analisar como vai nossa vida. Momentos de relaxamento, interiorização, sossego, calma, silêncio, escutar o pássaro que canta o barulho da água que corre a chuva, sentir o vento!Notar as pequenas coisas, os pequenos acontecimentos do nosso dia a dia, apenas para relaxar.
Ouvir o que nosso corpo nos fala, pede, clama em desespero e não ouvimos. Ahh! Se cada parte de nós falasse o que será que diriam?Nossa mente com certeza seria a primeira a dizer:


- Chega de tanta informação.


Nossos olhos com certeza diriam:


- Estou cansado de ler tantos cartazes de propaganda na rua, ver trânsito, de ficar no computador por horas no trabalho e quando chego em casa, penso que vou descansar começa tudo de novo.


O corpo por sua vez é o escravo dessa mente que não para de trabalhar, de receber tantos estímulos e ter que reagir de forma pronta mesmo quando ele não está pronto. Se ele falasse o que diria?



- Não aguento mais correr de um lado para o outro, sem parar para descansar meus músculos, minha coluna, minhas mãos, meus braços, minhas pernas, minhas costas. Ai este pescoço como dói, parece que sempre anda travado, dolorido, nem consigo me mexer. Meus joelhos doem.


Por que não separamos uma hora por dia para pensarmos em nós?Para relaxar, ao som de uma música agradável, bem baixinha. 
Podem ser sons de pássaros cantando, água correndo, o mar, barulho das folhas das árvores.Que delicia..
Pode ter mais ainda associado a isso: uma massagem com óleos aromáticos de algas marinhas, de erva doce, de uva, de tangerina. Massagem e aromaterapia para relaxar e equilibrar as energias os sentimentos e se livrar dos excessos do dia a dia.


Que tal além incluir uma massagem nos pés com óleo aromático, de algas, de flor vermelha, de flor branca, de menta. Essa delicia se chama reflexologia.

Poderemos ainda pensar em associar a tudo isso uma estimulação em pontos chaves do organismo que irão ajudar você a recuperar seu ânimo, se livrar do estresse, das tensões, daquela sensação de “estar ligado na tomada”, do desanimo, do cansaço, da dor, da fadiga crônica, da depressão, pois eles vão estimular substâncias que irão agir no seu cérebro, no centro da dor do prazer, da alegria. Tudo isso utilizando o seu próprio organismo, pois ele pode te ajudar se você precisar, basta acioná-lo.Pedir socorro ao corpo. 


Que irônia o próprio organismo que grita por socorro pode se autorregular.Estes estímulos podem ser gerados por pequenas e finas agulhas da grossura de um fio de cabelo, colocadas na camada superficial da pele por 10 a 20 minutos.É conhecida como acupuntura. Tem medo e agulha? Então vamos trocar por sementes de mostarda, esferas de ouro, prata do tamanho de confeito de doces, que irão ser aderidas ao seu pavilhão auricular (orelha) e ai ficarão por 3 a 5 dias ajudando você a se recuperar.Melhorou?Sem agulhas. Chama-se auriculopuntura.


 Ainda poderemos lançar mão de uma de uma pastilha macia como um algodão de quartzo ou dióxido de silício, elemento abundante na terra que nos acompanha desde nossa infância, portanto uma vez acostumados a ele, nos valeremos de sua presença, não irritante, não invasiva (sem perfurar a pele) para auxiliar no processo de recuperação de nosso organismo. Como?Fixando-o com uma fita chamada micropore, que também não é irritante e nem provocadora de alergias, nos pontos (que fazem parte dos meridianos) para estimular nosso organismo ou até mesmo nos pontos de dor, para saná-las. Continuamos sem usar agulhas. Gostou?Chama-se stiper.Você vai para casa com ele e pode molhar sem se preocupar, enquanto isso, ele estará ajudando você a se recuperar, pois ele é energizador , sedador e regulador.Ela tem o poder de ler o desequilíbrio orgânico e promover a regulação.
 

Gostou do tempo que passamos juntos, então poderemos repetir quando você quiser, neste local agradável que pode ser visualizado nas fotos.Claro que antes de tudo isso, teremos um agradável bate papo, sem tempo para terminar.
 

Espero você! E não se esqueça da pergunta: o que você está fazendo por você?


Dra. Sueli Marques

2 comentários:

  1. Sueli, foi maravilhoso ler esse texto. Claro, determinado, esclarecedor, convincente, cheio de sensibilidade e até poetico. Lamento morar tão longe de Salvador, caso contrário estaria hoje marcando minha consulta e tratamento. Sei que voce é excelente profissional!
    Grande abraco,
    Leticia

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Lete

    Quando vier ao Brasil fique a vontade para nos visitar, embora acredite que em Kansa City já deva ter profissionais acupunturistas.

    Abs

    Sueli

    ResponderExcluir