14 de março de 2009

ACUPUNTURA E A EXPLICAÇÃO CIENTÍFICA

Conforme descreve Penna (2004) o mundo exterior oferece continuamente estímulos em forma de energia aos órgãos e através de um processo bioquímico são transformados em energia interior especifica que está associados e correntes elétricas produzidas pelo movimento de cargas iônicas. Existe uma energia nervosa que pode converter em movimento e expressão, assim como pensamento. Da energia nervosa, em sua forma primária, depende o comportamento, instinto e emoção e está, portanto, em relação com as funções orgânicas e os nervos autônomos.

Conforme Wall e Melzack demonstraram, a transmissão dos sinais nociceptivos depende do equilíbrio entre as atividades de fibras aferentes de grande e de pequeno diâmetro [Melzack R., Wall P. 1965]. Um aumento na atividade das fibras de grosso calibre, obtida com a eletro-neuro-estimulação (ENE), pode bloquear a propagação de informação proveniente das fibras finas para o cérebro. (CARNEIRO, 2001)

“Os mais importantes filetes dessa rede nervosa correm ao longo do que chamamos meridianos e é sobre eles que a maioria dos pontos de acupuntura se situa”. (DE LA FUYE, 1947).

La Fuye apud BORGES, LOPES e RODRIGUES, (2005) aborda juntamente com Soulié De Morant, que quase todos os pontos de excitação elétrica, se sustentam em na teoria embriológica da capa ectodérmica do embrião, que dá origem a pele e ao sistema nervoso, reforçando a concepção dos reflexos viscerocutâneos por meio do sistema nervos.


A acupuntura utiliza-se de Acupontos, sendo a região dérmica onde o corpo mais absorve elétrons. O estímulo cutâneo, que pode ser de várias formas (agulhas, calor, laser, eletricidade), acessa o SNC através do acuponto por meio das fibras nervosas: A-delta (associada a dores agudas e termorecepção, inibem a ação das fibras C); A-alfa e A-delta (ligadas à mecanorecepção); Fibras C (mais profundas, para doenças já instaladas). Mas é por meio dos Meridianos, que estão ligados ao sistema nervoso periférico que os estímulos chegam ao SNC (PINHO, apud SOUZA FILHO, 2006).


Conforme relata ONETTA (2005) a acupuntura não causa apenas um efeito analgésico, ela provoca múltiplas respostas biológicas. Estudos em animais e humanos mostram que o estímulo por acupuntura pode ativar o hipotálamo e a glândula pituitária, resultando num amplo espectro de efeitos sistêmicos, aumento na taxa de secreção de neurotransmissores e neurohormônios, melhora do fluxo sanguíneo, e também a estimulação da função imunológica são alguns dos efeitos já demonstrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário