31 de janeiro de 2025

11 de outubro de 2019

TERAPIA COM VENTOSAS



   
Datada de mais de 5.000 anos a terapia com ventosas, teve sua origem no ocidente e espalhou-se pelo mundo, devido aos seus benefícios e resultados rápidos, para desintoxicação do organismo, redução de dores e estresse, melhora da imunidade, através, promoção de relaxamento e reativação da circulação sanguínea e alinhamento de energia.

A técnica utiliza “copos” de vidro de cristal, acrílico ou bambu, de tamanhos variados, com intuito de se amoldarem as regiões do corpo. Não provocam dores devido as suas bordas arredondadas o que facilita sua higienização.

O efeito da ventosa se dá devido ao vácuo provocado na pele, promovendo a sucção superficial desta e das camadas mais profundas, de acordo com o tipo de pressão aplicada, que pode ser leve, moderada ou forte, viabilizando assim a circulação sanguínea, linfática e ativação do metabolismo.

São indicadas, para dores musculares, problemas respiratórios, hipertensão, entorses, luxações, fadigas, prisão de ventre e dores em geral além de promoverem a melhoria das funções do sistema nervoso, aliviando o estresse, a depressão e a ansiedade. Também podem ser utilizados em estética para redução de celulite, gordura localizada, estrias e redução de medidas.

A terapia com ventosas é contraindicada em casos de pacientes com psoríase, micoses, problemas de pele, cortes e hematomas recentes, insuficiência cardíaca, hipertensão do fogo(conforme denomina a Medicina Chinesa), quadros fúngicos, bacterianos e viróticos, osteoporose e na terceira idade.



19 de agosto de 2018

AURICULOTERAPIA (ACUPUNTURA AURICULAR)


         
       A auriculoterapia é baseada no princípio de que na orelha temos o nosso organismo todo representado.Desta forma a aurículo é utilizada como potencializados do efeito das agulhas, através da colocação de sementes ou pequenas agulhas, no local a ser realizado o tratamento.As sementes podem ser de mostarda, artemísia ou ainda esferas de ouro, prata, cristal a depender do efeito que se deseja para o órgão a ser tratado.Sua fixação se dá pelo uso do esparadrapo ou micropore (marca comercial) aderido a semente e podem permanecer de 5 a 7 dias(A literatura varia quanto ao tempo), caso não produza nenhum desconforto para dormir ou efeito indesejado como alergias locais.

Os pontos devem ser estimulados  2 a 3 vezes ao dia pelo paciente, com o objetivo de ativar as regiões do cérebro a produzir respostas ao organismo.Seu efeito é rápido e sua aplicação indolor, uma vez que estamos utilizando a cartilagem para tal.

Excelente para uso em pacientes com fobia de agulha, crianças ou idosos.


Representação dos pontos de acupuntura na orelha.