7 de março de 2009

O FATOR PSÍQUICO

“Do momento em que nasce em diante o ser humano vive de acordo com o modo de se relacionar com o mundo ou com a realidade. Nossa situação existencial, aqui e agora, física ou psíquica, depende de como nos relacionamos com o mundo e da qualidade com que nosso ser reage a realidade.” (BALLONE, ORTOLANI, VANI NETO, 2007)

Com a globalização que invadiu o mundo, os homens se viram invadidos em sua intimidade, tudo é socializado e a conduta padronizada pela crescente pressa do progresso. Somos várias representações sociais em um único tempo, as cobranças da vida e os medos adquiridos pela competitividade nos levam a estarmos a todo o momento apreensivo com o futuro incerto.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) em relatório datado de 1986, afirma que há uma multiplicação de manifestações de doenças decorrentes de desequilíbrios psicossociais, sendo esta a mais freqüente razão de consultas médicas, chegando a cerca de 50% nas regiões mais industrializadas e 25% naquelas menos industrializadas. (MELO FILHO, 1992)

Nenhum comentário:

Postar um comentário