O Linfedema é o acúmulo anormal de proteínas e liquidos nos tecidos por distúrbio do sistema de vasos linfáticos.Os vasos linfáticos são responsáveis por carrear as substâncias que as veias não retiram no momento da troca de nutrientes, no processo de oxigenação dos tecidos, e estas são formadas por água, proteínas e líquidos que são a composição da chamda linfa.
A linfa nada mais é do que o produto final e tóxico que é drenado para fora do organismo.Quando existe algum problema neste sistema de drenagem ocorre o linfedema, que nada mais é do que o edema(inchaço) que pode aparecer em membros superiores ou inferiores.
Pode ocorrer por uma lesão mecânica por secção de linfonodos em procedimentos cirurgicos, como é o caso de esvaziamento axilar em câncer de mama, ou após radiação ou quimioterapia.
Uma vez seccionado os linfonodos tendem a acumular líquidos por não serem mais capaz de drenar os fluídos para veias, vasos linfáticos profundos e para a parte sã do sistema linfático.
Métodos de tratamentos são realizados pela fisioterapia, por exemplo, que auxilia no processo de drenagem através de massagens condutoras do liquido.
A Acupuntura atua no sistema de drenagem da linfa para as veias, vasos profundos e propicia uma nova circulação colateral que auxilia o processo de escoamento do líquido diminuindo o edema.
A respeito da preocupação de alguns profissionais quanto a puntura dos membros edemaciados, o que aliás pode levar a processos infeccciosos e lesões, já que tratamos com substâncias oriundos de excreta orgânica, a acupuntura se vale não apenas de técnicas que utilizam agulhas, como por exemplo:
1.Auriculoterapia(extremamente rápida e de ação mais duradoura);
2.Eletroacupuntura com aparelhos que também não utilizam agulhas como o Hai Hua ou WQ que propiciam estimulos elétricos iguais aos das agulhas de acupuntura;
3. Magnetoterapia- pontos magnetos colocados nos pontos de acupuntura;
4.Sílica-Pastilhas macias, cristalizada de sílica aglutinado de vegetal celulose .
O princípio baseia-se no fato de termos mais de 25% de nossa constituição a base de sílica tais como, epiderme, músculos, nervos e ossos.São utilizados nos pontos de acupuntura e promovem a drenagem além de serem excelentes ordenadores de frequência sendo utilizado há milhares de anos como equilibrador, mental e físico.
5. Reflexologia podal-massagem com óleo aromáticos nos pés aonde temos todo o organismo representado propiciando o tratamento no copor todo.
SÍLICA |
AURICULOTERAPIA |
REFLEXOLOGIA |
APARELHO HAI HUA |
Todas estas técnicas além de promoverem o processo de aumento do processo de drenagem do sistema linfático ainda atuarão no organismo como um todo, acalmando, relaxando o paciente, atuando nos processos de medos, desgostos e insegurança que esta patologia pode gerar.
A Medicina Tradicional Chinesa sem dúvida veio para o Ocidente como uma forma de resgate das tradições mais simples e artesanais, para o bem estar do paciente