20 de fevereiro de 2011

LINFEDEMA: COMO A ACUPUNTURA PODE AJUDAR.

O Linfedema é o acúmulo anormal de proteínas e liquidos nos tecidos por distúrbio do sistema de vasos linfáticos.Os  vasos linfáticos são responsáveis por carrear as substâncias que as veias não retiram no momento da troca de nutrientes, no processo de oxigenação dos tecidos, e estas são formadas por água, proteínas e líquidos que são a composição da chamda linfa.
A linfa nada mais é do que o produto final e tóxico que é drenado para fora do organismo.Quando existe algum problema neste sistema de drenagem ocorre o linfedema, que nada mais é do que o edema(inchaço) que pode aparecer em membros superiores ou inferiores.
Pode ocorrer por uma lesão mecânica por secção de linfonodos em procedimentos cirurgicos, como é o caso de esvaziamento axilar em câncer de mama, ou após radiação ou quimioterapia.
Uma vez seccionado os linfonodos tendem a acumular líquidos por não serem mais capaz de drenar os fluídos para veias, vasos linfáticos profundos e para a parte sã do sistema linfático.
Métodos de tratamentos são realizados pela fisioterapia, por exemplo, que auxilia no processo de drenagem através de massagens condutoras do liquido.
 A Acupuntura atua no sistema de drenagem da linfa para as veias, vasos profundos e propicia uma nova circulação colateral que auxilia o processo de escoamento do líquido diminuindo o edema.
A respeito da preocupação de alguns profissionais quanto a puntura dos membros edemaciados, o que aliás pode levar a processos infeccciosos e lesões, já que tratamos com substâncias oriundos de excreta orgânica, a acupuntura se vale não apenas de técnicas que utilizam agulhas, como por exemplo:

1.Auriculoterapia(extremamente rápida e de ação mais duradoura);
2.Eletroacupuntura com aparelhos que também não utilizam agulhas como o Hai Hua ou WQ que propiciam estimulos elétricos iguais aos  das agulhas de  acupuntura;
3. Magnetoterapia- pontos magnetos colocados nos pontos de acupuntura;
4.Sílica-Pastilhas macias, cristalizada de sílica aglutinado de vegetal celulose .
O princípio baseia-se no fato de termos mais de 25% de nossa constituição a base de sílica tais como, epiderme, músculos, nervos e ossos.São utilizados nos pontos de acupuntura e promovem a drenagem além de  serem excelentes ordenadores de frequência sendo utilizado há milhares de anos como equilibrador, mental e físico.
5. Reflexologia podal-massagem com óleo aromáticos nos pés aonde temos todo o organismo representado propiciando o tratamento no copor todo.



SÍLICA

AURICULOTERAPIA
 
               
REFLEXOLOGIA




APARELHO HAI HUA
MAGNETOTERAPIA



Todas estas técnicas além de promoverem o processo de aumento do processo de drenagem do sistema linfático ainda atuarão no organismo como um todo, acalmando, relaxando o paciente, atuando nos processos de medos, desgostos e insegurança que esta patologia pode gerar.

 A Medicina Tradicional Chinesa sem dúvida veio para o Ocidente como uma forma de resgate das tradições mais simples e artesanais, para o bem estar do paciente

8 comentários:

  1. Bom dia,Profa. Sueli! Seu blog tem conteúdo muito esclarecedor!Minha mamita abriu um quadro de linfedema que reduziu sua atividade motora.Além da medicação convencional,iniciei suplementos alimentares tais como ômega3,alho e suco de aloe vera.Hidratação e nutrição da pele,cremes á base de aloe vera.A melhora foi significativa e com a tecnica da acunpuntura sem agulhas,tenho certeza de que será um ótimo ganho!Desejo mais vitórias para sua bela jornada!Edya

    ResponderExcluir
  2. Que bom Edya continue o assim e se puder, faça acupuntura também, irá auxiliar muito o estado de sua mãe.Abs

    ResponderExcluir
  3. bom dia, esse tratamento ajuda a tratar de depressão, medo (dirigir) insegurança,pânico dores na perna, desanimo?
    em que realmente ele atua? e qto tempo demora p ver resultados?
    obrigada

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, eu tenho linfedema no membro inferior direito, a acupuntura vai curar o linfedema?

    ResponderExcluir
  5. Sim Silva tratamos todo o tipo de medo!O tempo de tratamento vai depender resposta do seu organismo, mas geralmente não é demorado.Abs

    ResponderExcluir
  6. Olá Sofia podemos tratar o seu linfedema e estabilizá-lo.O interessante seria você fazer uma avaliação conosco.Abs

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, por favor gostaria de comi consigo esse método, sou de Campinas e passei por um cirurgia de mama, estando com linfedema
    ..por favor me retornem.

    ResponderExcluir
  8. O Dr. James é um verdadeiro médico fitoterapeuta que me curou do HIV, que contatei em fevereiro do ano passado, fiquei tão preocupado com o vírus dentro de mim, quando fui ao hospital e tive resultado positivo, tomei remédios diferentes e ainda injetáveis Eu não estava curado, até que encontrei alguém que cortou um testemunho sobre como ela foi curada do HIV com a mistura de ervas do doutor James, eu pensei que era uma mentira, mas eu despertei o interesse e contatei o Dr. James em seu e-mail, (drjamesherbalmix @ gmail.com) E contei a ele meu problema e ele me fez algumas perguntas e eu respondi então ele disse que eu não deveria me preocupar se ele iria me ajudar e curar meu HIV. Fiquei tão feliz.2 dias depois ele me mandou o cura através do serviço de correio da DHL, comecei a usar o remédio de manhã e à noite como ele me receitou por 3 semanas, enquanto fazia meu check-up mensal, fui testado HIV negativo. Fiquei muito feliz e feliz por estar livre do HIV. estou compartilhando este testemunho porque sei como era difícil para mim dormir e pensar todos os dias. Por ser HIV positivo, quase morri, mas esse grande homem, o Dr. James, restaurou minha saúde. Eu sei que ainda existem pessoas por aqui com HIV positivo ou qualquer tipo de doença como doença de Alzheimer, doença de Bechet, doença de Crohn, doença de Parkinson, câncer de pulmão, câncer de mama, câncer colo-retal, câncer de sangue, câncer de próstata, epilepsia, doença de Dupuytren, diabetes , Doença cardíaca, doença de Creutzfeldt – Jakob, Angiopatia Amiloide Cerebral, Ataxia, Artrite, Esclerose Lateral Amiotrófica, Fibromialgia, Fluoroquinolona ToxicidadeSíndrome Fibrodisplasia Ossificante ProgresS esclerose, Convulsões, Doença de Alzheimer, Alzheimer, Carcinoma copstical Glaucoma., Catarata, Degeneração macular, Doença cardiovascular, Doença pulmonar. Próstata aumentada, Osteoporose. Doença de Alzheimer,
    Dementia.Lupus.
    , Doença de Cushing, Insuficiência cardíaca, Esclerose Múltipla, Hipertensão, Câncer Colo_Retal, Doença de Lyme, Câncer de Sangue, Câncer Cerebral, Câncer De Mama, Câncer De Pulmão, Câncer De Rim, HIV, Herpes, Hepatite B, Inflamatório Hepático, Diabetes, Fibróide, Entre em contato com o Dr. James no e-mail dele e tenha suas doenças curadas.drjamesherbalmix@gmail.com WhatsApp +2348152855846.

    ResponderExcluir